Casas Origami de Papel: habitações experimentais

O projeto experimental Casas Origami de Papel, dos arquitetos do Architecture Global Aid / AGA, é uma ideia que surgiu da necessidade de buscar alternativas ao projeto "Origami Houses", construído em madeira no Japão. Em resposta às limitações econômicas dos sem teto, os arquitetos escolheram como material construtivo o papelão. A construção das cinco primeiras casas de papel foi realizada no Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid(COAM); estas ficaram, então, expostas no Colegio Oficial de Arquitectos de Jaén (COAJ) para depois serem doadas à Prefeitura de Lorca, região espanhola conhecida por sua forte atividade sísmica que, em novembro de 201,1 foi assolada por um terremoto que tirou o lar de muitos de seus habitantes.

Casas Origami de Papel: habitações experimentais - Mais Imagens+ 28

Descrição dos arquitetos. Pensamos no projetos destas casas na escala humana, com aberturas de luz na cobertura que tornam o espaço interno habitável. A espessura do papelão utilizado é suficiente para sustentar seu peso e altura sem a necessidade de reforços laterais para neutralizar a flambagem.

Cortesia de Architecture Global Aid

Sua leveza e espaço interno proporcionam ao usuário um lugar de intimidade em caso de emergência; esta que é a principal necessidade humana depois de alimentos e água em situações de desastres. 

Cortesia de Architecture Global Aid

As casas Origami Paper Houses recibem seu nome a partir da técnica japonesa do origami, que transforma elementos bidimensionais em tridimensionais através de dobras e composições com papel. Neste projeto, a decisão de dividir as casas em várias peças ocorreu em função da construção intuitiva e fácil para todas as idades, o que não teria sido viável se as casas tivessem partido de uma única peça dobrada.

Cortesia de Architecture Global Aid

Graças a esse desenho, as peças são construídas em três minutos, e desmontadas em outros três, facilitando o armazenamento dos elementos construtivos dentro de caixas.

Cortesia de Architecture Global Aid

A construção do projeto de cinco casas de papel foi realizada para o Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM), que recebeu as casas numa exposição que ficou em cartaz de 18 de março a 11 de abril. No dia 30 de abril as casas foram para Colegio Oficial de Arquitectos de Jaén (COAJ), a partir de onde serão encaminhadas para a Prefeitura de Lorca.

Diagrama

Mais informações aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "Casas Origami de Papel: habitações experimentais" [Casas Origami de Papel: viviendas experimentales en Japón] 22 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602228/casas-origami-de-papel-habitacoes-experimentais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.